24 de agosto de 2011

MUSEU NA ESCOLA




O MUSEU POMERANO OFERECE UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA CIDADE DE POMERODE A BIBLIOTECA DA EEB JOSÉ BONIFÁCIO DURANTE ESTA SEMANA ( 22-08 A 26-08), SÃO FOTOS ANTIGAS E RECENTES DE LOCAL CONHECIDOS E QUE EXPOE UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA CIDADE.




25 comentários:

  1. Matheus F. Klauberg - 1Ano 5.

    Na exposição podemos ver como a cidade mudou em tanto tempo, alguns lugares deixaram de existir para darem lugar a outras construções, ou deixaram um espaço vazio onde ficaram.
    Alguns lugares se mantiveram intactos, apenas se renovando com a pintura e fiação elétrica.

    ResponderExcluir
  2. Lucas Garcia 1º ano 5
    Muitas coisas mudaram como relevo em algumas fotos, construções destruídas, uma observação, foi no do SuperMercado GUMZ, onde antes havia um carro que distribuia alimentos à sociedade,
    como no hotel Oásis uma linda construção de 1950 destruída, se ainda houvesse hoje atrairia muitos turistas.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Diego Glatz - 1º ano 5

    Pomerode mudou bastante, foram construidos mais edifícios. Mas teve lugares como o Restaurante Shroeder que ficou o mesmo durante anos e ainda continua em ativade.

    ResponderExcluir
  4. Fábio Luiz Fischer 1ºano 5

    A revolução urbana e industrial trouxe diversas mudanças que melhoraram ou não o nosso cotidiano, diversos edifícios significativos demolidos para a indústria(muitas vezes altamente poluente) ou para o comércio gerando empregos e capital.
    Em Pomerode estas mudanças não são tão visíveis quanto nas grandes metrópoles mas acabam provocando impacto nas pessoas que convivem na cidade e percebem as características geradas e arruinadas.

    ResponderExcluir
  5. Bruno Robson Siewerdt - 1º5

    A revolução urbana e a industria mudaram completamente a estrutura e a aparência de pomerode mudando varias regioes de pomerode fazendo com que eu não reconhecesse algumas regiões da cidade.
    Achei muito interessante ver como com o tempo pomerode evoluiu e se tornou o que é hoje.

    ResponderExcluir
  6. Mateus Torres Bernz - 1Ano 5.

    Pomerode mudou algumas coisas, algumas coisas para melhor e outras para pior, ruas, casas, entre outras coisas ficaram melhor mas teve seu lado ruim com o aumento da população, mais carros nas ruas e etc.

    A cidade mudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. Arthur Ruan Zibell 1 ano 5

    nessas imagens podemos ver como era nossa cidade pois agente não era nascido naqueles tempos ainda,podemos comparar como nossa cidade mudou,muitos locais ficaram quase iguais só melhoraram e reformaram algums locias e residencias

    ResponderExcluir
  8. Kelvin C. Karsten - 1Ano 5.

    nessa exposição deu para ver muitas coisas que mudaram, muitas coisas foram construidas substituindo o cenario vazio de antigamente,deu para ver a diferenças das antigas instalações do centro e as de hoje em dia, e da escola básica municipal Olavo Bilac que antigamente era muito pequena, e agora com o passar do tempo cresceu muito, foram construidas novas salas e etc.

    ResponderExcluir
  9. Junior C. S.1ano5 Para mim servil pra conhecer um pouco mais da história de Pomerode por que faz pouco tempo que estou aqui mas não notei muitas diferenças mas é claro que mudou

    ResponderExcluir
  10. Ketlyn K.Schmidt 1ª5

    foi bem interessante ver as imagens podiamos ver pomerode de antigamente e pomerode de hoje nao a muita diferenças so muda a estrutura de algumas coisas mais pomerode cresceu bastante de uns tempos para ca aumentou a populaçao os empregos mais escolas.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Felipe Conte - 1º ano 5

    Aconteceram muitas mudanças ao passar do tempo, mas tiveram alguns lugares em que mantiveram o mesmo aspecto. A escola Deutsh Schule, que hoje em dia é a atual E.B.M "Olavo Bilac" na qual é a escola mais antiga de Pomerode. {:

    ResponderExcluir
  12. Rafaela Bublitz 1º5

    Pude observar que houve muitas mudanças por aqui. Pomerode era uma cidade significamente pequena,e se tornou muito mais produtiva em vários aspectos. Nem todas as mudança foram positivas.

    ResponderExcluir
  13. Jair haskel. 1ºano 5
    Antigamente as pesoas vivam de forma sinples e de uns ano pra ca mudou muita coisa e com isto nos podemos concluir que tivemos um bom desenvolvimento em nossa cidade e teve uns momentos bons e ruis.

    ResponderExcluir
  14. maicom j.l.peters 1ano5

    gostei da esposição das fotos de pomerode antes e depois é bom conhecermos um pouco do lugar onde moramos e reparei também que não mudou muita coisa de lá para cá mas para que mecher no que é bom do jeito que é

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Sonia wehrmeister
    Série: 1ª5

    Pude observar nas imagens que antigamente em pomerode as casas eram praticamente todas feitas do tipo enxaimel. Já hoje em dia as casas são todas mais modernas , só as que eram feitas enxaimel que permanecem.
    Na vista de cima de pomerode parece que antigamente tinha menos mata que hoje em dia, mas também agora existem bem mais casas, mais população. As ruas não eram asfaltadas, mas também por que tinha menos população, menos movimento, nessa conclusão que eu consegui chegar.

    ResponderExcluir
  16. Jessica Thaynara Hang 1 º ano 5
    Pude observar que antigamente Pomerode, tinha a maioria de suas ruas de barro, casas enxaimel, alguns clubes de madeira, etc. A vista da cidade mostrava um lugar de muita mata e poucas casas, pontes de madeira pouco estruturadas. Hoje em dia, Pomerode é quase toda asfaltada; algumas casas enxaimel foram destruídas, outras abrigam famílias ou se tornaram atrações, clubes antes de madeira hoje são de concreto, lugares onde haviam apenas mata hoje tem casas, escolas, etc.

    ResponderExcluir
  17. Aluno:Luan Michel 1 ano 5

    Essas imagens mostram como a cidade de Pomerode mudou nesses anos, alguns lugares foram demolidos para construções de casas e de predios, algumas construções foram reformadas e ainda existem.

    ResponderExcluir
  18. Natalia Amanda Kohls 1 ano 5

    Essa exposição no mostrou como era Pomerode de outrora e Pomerode de hoje. As modificações que aconteceram com o passar dos anos,a construção de moradias e comércios que facilitou a população.

    ResponderExcluir
  19. Liane C Scheiwe 1 ano 5
    POMERODE OUTRORA E POMERODE DE HOJE : POMERODE MUDOU MUITO NOS ANOS QUE SE PASSARAM POIS HAVIAM MUITAS CASAS ,LUGARERS VAZIOS E MUITAS LOJAS .

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Jenyfer Duarte da Silva
    Série: 1º Ano 5

    Pomerode de outrora e de agora

    Observando a exposição notei o desenvolvimento da cidade, antigamente as ruas eram de barro, terra, hoje são asfaltadas, onde havia mata hoje há casas, comércios, a estrutura da cidade aumentou , melhorou para melhor. Mas há também algumas casa e comércios que continuam iguais mantendo a história e a cultura da cidade.

    ResponderExcluir
  21. Jhuly Luana 1 ano 5

    Eu observei que Pomerode mudou muito nesses anos, houve muitas mudança nas industrias, nas casas, escolas e aumentou a população.

    ResponderExcluir
  22. Nome:wesley De Lima Teixeira

    Série:1°5

    Disiplina: História

    Professor:Uwe


    Bom com base nas imagens, conclui que o tempo modifica radicalmente as paisagens de uma forma especial. São imagens que nos impacta de um jeito original, Expressa o verdadeiro lado cultural de nossa cidade. “Esse é o poder do tempo...”

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Maithê Siewert 1º5
    Nessa exposição vimos que Pomerode mudou muito, as casas de madeira agora se tornaram casas comerciais e prédios. Enfim Pomerode está evoluindo cada vez mais e se tornando uma cidade popular.
    As culturas de Pomerode mostram uma oportunidade de lazer e diversão.

    ResponderExcluir
  24. Ruan R. Vilbrantz - 1Ano 5.

    Bom nós podemos ver que antigamente pomerode era muito diferente de hoje, em algumas aspectos. em algumas imagens muda muita coisa mais em oltras não muda praticamente nada.

    ResponderExcluir
  25. Aluna: Irenilde dos santos.1º ano 5
    professsor:Uwe Hass. Historia.

    Pomerode é uma charmosa cidade com cerca de 28 mil habitantes. Tranqüila e charmosa, é reconhecida pela forte tradição alemã,  belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha .algumas casas ainda hoje estão quase do mesmo jeito de antes O nome Pomerode* está ligado a origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia, norte da Alemanha.

    O início da colonização de Pomerode remonta ao ano de 1861, quando os primeiros imigrantes, liderados pelo colonizador, decidiram subir um afluente do Rio Itajaí-Açú, a partir da região onde hoje se localiza o bairro Badenfurt. Eram abertas picadas ao longo do curso do rio, que foi chamado Rio do Testo.

    Até a virada do século 20, Pomerode era uma colônia voltada apenas para agricultura e pecuária de subsistência, com pequenos pontos comerciais nas áreas centrais da colônia. Com a mudança de século, pequenas empresas familiares de laticínios, frios, móveis e cerâmica deram início à industrialização do município. Anos mais tarde, a indústria da porcelana se tornou uma das mais importantes para a economia local. Hoje, a cidade é considerada um forte polo têxtil e metal-mecânico.

    Pomerode mantém até hoje o fascínio de uma pequena comunidade com a forte influência alemã em seus costumes.

    ResponderExcluir